NÃO PODEMOS FALAR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SEM FALAR DA EDUCAÇÃO JESUÍTICA, POIS FORAM ELES QUEM FUNDARAM AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE LER E ESCREVER, AS PRIMEIROS CURSOS TÉCNICOS PARA ENSINAR A CONSTRUIR, TRABALHAR A MADEIRA,FUNDIR O OURO E A PRATA E TRANSFORMÁ-LOS EM ADEREÇOS PARA AS IGREJAS.
TAMBÉM APRENDERAM COM OS ÍNDIOS A PREPARAR REMÉDIOS E NOVOS ALIMENTOS E UTENSÍLIOS..O PADRE ANCHIETA FALA DAS SANDÁLIAS QUE APRENDEU A FAZER COM OS INDÍGENAS E COMO ELAS ERAM BOA PARA SE USAR NO CLIMA DAQUI, BEM MELHORES DO QUE AS BOTAS QUE VINHAM DA EUROPA..
A INTEGRAÇÃO ENTRE A COMPANHIA E OS BRASILEIROS ERA TAL QUE PROFESSORES E APRENDIZES TROCAVAM SEUS CONHECIMENTOS E PRODUZIAM NOVOS RESULTADOS COM GANHOS PARA AMBOS OS LADOS.
O RESPEITO CONSEGUIDO ENTRE OS INDÍGENAS TROUXERAM FACILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DE NOSSO PAIS. .
SUBIRAM RIOS, MONTANHAS E CRIARAM ESCOLAS.
A COMPANHIA DE JESUS TRAZIA A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO MAS AO MESMO TEMPO COMO ESTRATÉGIA PARA CRIAR UM NOVO PAIS. ACREDITAVAM QUE PODERIAM CRIAR UM MUNDO DE IGUALDADE E OPORTUNIDADES . ACREDITAVAM EM U MUNDO NOVO.
TROUXERAM PROFESSORES, CIENTISTAS, ARQUITETOS, PELA FALTA DE PROFISSIONAIS TODOS DEVERIAM TER PELO MENOS DUAS FUNÇÕES. .TIVERAM TAL SUCESSO QUE FORAM EXPULSOS DO BRASIL E DA AMERICA LATINA PORQUE TÍNHAMOS UM PAIS EM QUE ÍNDIOS E NEGROS IAM A ESCOLA , MAS OS PORTUGUESES E ESPANHÓIS DEPENDIAM DE ALGUÉM QUE LHES LESSE OS DOCUMENTOS E CARTAS.
PROVARAM QUE REALMENTE A EDUCAÇÃO PODERIA MUDAR O CENÁRIO.EM CADA MISSÃO NÃO HAVIA IGREJA QUE NÃO FOSSE ACOMPANHADA DE ESCOLA PARA AS CRIANÇAS E PARA OS MAIORES QUE QUISESSEM APRENDER.
TRAZIAM COM SUAS CARTAS E SUA MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE NOTICIAS E NOVAS IDEIAS DE INDEPENDÊNCIA, E APESAR DE SEU ACORDO COM A COROA PORTUGUESA E ESPANHOLA , SUA VISÃO CRISTÃ ERA MUITO MAIS LIBERTÁRIA DO QUE CONQUISTADORA,. SUAS MISSÕES ERAM AUTO SUFICIENTES, ELES PODIAM AINDA COMERCIAR LIVRES DE IMPOSTOS , TUDO ISSO FAZIA COM QUE A TRANSFORMAÇÃO PROVOCADA PELA EDUCAÇÃO E O TRABALHO COMUNITÁRIOS OS EMPURRASSE PARA UM IMPASSE FRENTE A COROA PORTUGUESA .E FINALMENTE EM 1751 ENCERRA-SE UM PERÍODO BRILHANTE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL COM A EXPULSÃO DA COMPANHIA DE JESUS, TENDO A DECISÃO SIDO ENCABEÇADA PELO MARQUES DE POMBAL.
NUNCA MAIS NOS RECUPERAMOS.NUNCA MAIS BRASILEIROS TIVERAM ESCOLA DE BOA QUALIDADE, OS JOVENS DE FAMÍLIA RICA IAM PARA A EUROPA ESTUDAR.
QUANDO D. PEDRO SEGUNDO NASCEU E PRECISOU IR PARA A ESCOLA CRIOU-SE UM COLÉGIO PARA O PRÍNCIPE, PARA QUE ELE NÃO FOSSE ESTUDAR NA EUROPA.. ESTE COLÉGIO, HOJE COLÉGIO PEDRO II FOI MODELO PARA OUTRO COLÉGIOS . E MAIS TARDE A COMPANHIA VOLTA AO BRASIL DEDICANDO-SE A EDUCAÇÃO MANTENDO
ATÉ HOJE OS MELHORES COLÉGIOS E UNIVERSIDADES .MAS NÃO TINHAM NÚMERO NEM O PODER DE CRIAR CURRÍCULOS DE AMPLITUDE NACIONAL.
MAIS TARDE , DURANTE O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS, MUITAS AÇÕES FORAM IMPLANTADAS PARA CRIAR UM NOVO SISTEMA DE EDUCAÇÃO , POR ALGUÉM QUE ESTUDOU EM COLÉGIO JESUÍTICO, ANÍSIO TEIXEIRA, QUE DIZEM NÃO GOSTAVA DE COLÉGIOS JESUÍTAS, POREM NÃO ACREDITO, A SUA ESCOLA PARQUE EM SALVADOR ACOLHIA TODAS AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DA RIBEIRA DANDO EDUCAÇÃO , PROFISSÃO, ENSINO DE MUSICA E ARTES, ENFIM PREPARANDO PARA A VIDA EM HORÁRIO INTEGRAL,EXATAMENTE COMO A ESCOLA JESUÍTA EM QUE ELE ESTUDOU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário